Mais Quem Somos

Partilhar

Origens

Vem conhecer-nos

A Juventude Hospitaleira é um movimento juvenil, fundado pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (IHSCJ) e pelos Irmãos de S. João de Deus (OH), com o objectivo primeiro de levar aos jovens o mundo da hospitalidade.

Assim sendo, a essência do movimento é a hospitalidade. Além da vivência de grupo, desafiamos os jovens a desenvolverem compromissos pessoais com cariz hospitaleiro.

Viajando pelo passado, em 1977, as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus começaram a realizar Campos de Férias para raparigas nas suas Casas de Saúde. Em 1978, os Irmãos de S. João de Deus iniciaram o mesmo tipo de actividades para rapazes, nos seus Centros.

Algum tempo depois, o Ir. Augusto Vieira Gonçalves, animador da Pastoral Juvenil e Vocacional dos Irmãos de S. João de Deus, apresentou à Ir. Laurinda Faria, também Animadora da Pastoral Juvenil e Vocacional das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, um projecto já alinhavado, com um símbolo/logótipo e uma ficha de inscrição inserida num folheto de divulgação, com uma lista de compromissos. Juntos sonharam, então, uma estrutura que fizesse o acompanhamento dos jovens que se tinham cruzado com a hospitalidade, no sentido de os comprometer neste exercício real.
O sonho ganhou forma e, assim, a 1 de Janeiro do ano de 1988 nasceu a Juventude Hospitaleira (JH), como um movimento de jovens cujas vidas estavam profundamente marcadas pelas experiências de ajuda, serviço, oração, dedicação e carinho ao próximo.

A Juventude Hospitaleira, “um movimento de jovens cristãos solidários de espiritualidade hospitaleira”, como itinerário de evangelização ou processo de educação dos jovens na fé, propõe-se viver as verdades centrais do Evangelho da Misericórdia: “Cristo, rosto humano de Deus”; “Igreja, enviada a curar”; e “Homem novo, bom samaritano”, dentro de um estilo de vida característico, seguindo as pegadas de Maria de Nazaré, a primeira hospitaleira, de João de Deus, o pai dos pobres, de Maria Josefa Récio, mártir da caridade e das Irmãs e Irmãos Hospitaleiros, portadores do carisma da misericórdia hoje.

Uma das formas de manifestar o “Ser Hospitaleiro” é através das várias actividades que a JH põe ao dispor de todos os jovens, mesmo dos não inscritos no movimento.