Missão lá fora

O carisma da Juventude Hospitaleira desenvolve nos jovens o dom da solidariedade e do serviço gratuito. Ao longo dos anos foi crescendo no seio do movimento e no coração dos JHs o sentido de partilha de dons com os mais desfavorecidos. Por isso, em 1995 a JH entendeu que poderia abrir as suas portas à missão além fronteiras. O primeiro destino foi Moçambique e o primeiro projecto foi o CHACRIMO – Centro Hospitaleiro de Apoio à Criança Moçambicana, para acolhimento a crianças de rua, na cidade de Nampula. Este projecto durou cerca de 8 anos. Desde então este “virus da missão ad gentes”, nunca mais parou. Outros destinos se lhe seguiram e, actualmente, existem projectos missionários em Maputo e Matola (Moçambique) e em Laclubar (Timor-Leste).

Os Leigos Missionários Hospitaleiros (LMH) partem para trabalhar em missão com as Irmãs e com os Irmãos Hospitaleiros, fazendo uma formação durante um ano antes do desafio concreto no terreno.

Foi aprovado, pelo Programa “Juventude em Acção”, acção nº. 2, Serviço de Voluntariado Europeu, o projecto intitulado Hospitalidade no Mundo.

Este projecto, que está já a ser implementado pelos JH’s Catarina António (Coruche) e Pedro Barros (Chaves). É um projecto que terá a duração de 16 meses tem como objectivo promover o diálogo intercultural como instrumento para auxiliar jovens, habitantes na União Europeia e em países do Sul, a adquirir conhecimentos e aptidões que lhes permitam construir uma sociedade mais solidária e mais aberta, sensibilizando-os para a importância do desenvolvimento de uma cidadania activa, onde têm um papel activo, no respeito da diversidade cultural e com base em valores comuns e nos direitos humanos.

Aqui no Site (no Hora Jovem) poderás ir actualizando-te sobre este nosso projecto!

É um Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia.A informação contida nesta publicação (comunicação) vincula exclusivamenteo autor, não sendo a Comissão responsável pela utilizaçãoque dela possa ser feita.